SEJAM MUITO BEM VINDOS!

SEJAM MUITO BEM VINDOS!

INFÂNCIA SOB PRESSÃO

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

OITO DE CADA DEZ CRIANÇAS QUE VÃO AO PEDIATRA TÊM SINTOMAS FÍSICOS RELACIONADOS AO ESTRESSE

ATENÇÃO AOS SINAIS:

Pais devem estar sempre atentos, principalmente para perceber quando estão exigindo demais dos filhos:
• Crianças estressadas geralmente têm baixa tolerância à frustração e dificuldade de se adaptar a situações novas. A agressividade com os pais, irmãos ou amigos pode ser uma forma de manifestar frustração.
• Quando a criança mente que tem um sintoma, como dor de cabeça ou dor de barriga, pode ser um sinal de que está sobrecarregada. Converse com seu filho para saber o que está ocorrendo. Ele pode estar se sentindo incompetente para determinada tarefa ou precisando de atenção.
• Antes de encher a agenda da criança com atividades, pergunte o que ela gostaria de fazer. Na conversa, busque saber se o que você propõe realmente a deixa feliz. Nunca cobre resultados nem use atitudes punitivas quando seu filho não quiser fazer alguma atividade extraclasse.


PRA QUE TANTO ESTRESSE?

Pesquisa da International Stress Management Association (Isma-Brasil), feita com 220 crianças de Porto Alegre e São Paulo, de sete a 12 anos, revela que nossa infância está sob constante pressão do estresse. Abaixo, alguns números da pesquisa mostram que os pais precisam repensar a relação que têm com a rotina de seus filhos.

MOTIVADORES
Críticas e a falta de apoio dos pais e adultos – 63%
Excesso de atividades – 56%
Ser ridicularizado por colegas e amigos – 41%
Conflitos familiares – 33%

EMOCIONAL
Nervosismo – 75%
Medo – 68%
Irritação – 51%
Impaciência – 43%

SINTOMAS FÍSICOS
Dores musculares, na cabeça e na barriga – 60%
Distúrbios do sono (pesadelo, agitação e insônia – 36%
Diarréia e constipação – 28%
Enjôos e náuseas – 19%

COMPORTAMENTO
Agressividade ou passividade – 53%
Dificuldade de relacionamento – 39%
Alterações no apetite – 32%
Choro sem motivo - 23%

De acordo com a psicoterapeuta Laura Gutman, a verdadeira revolução na relação entre pais e filhos acontece no âmbito das emoções, dos afetos.

Fonte: Zero Hora – Caderno Meu filho
Dia: 30/11/2009

Read more...

CONTANDO UM CONTO PARA CRIANÇAS PEQUENAS

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Este conto pode ser trabalhado da seguinte maneira:
1. A medida que o professor conta o conto, os alunos quando chega na fala dos animais imitam-o com o som da voz e gestos.


EXCERTO DO “ERA UMA VEZ UMA VELHA SENHORA QUE ENGOLIA UMA MOSCA”

Era uma vez uma velha senhora que engoliu uma MOSCA.
Não sei por quê ela engoliu uma MOSCA.
Talvez ela vá morrer.

Era uma vez uma velha senhora que engoliu uma ARANHA.
Que se enrolou e enrolou e girou dentro dela.
Ela engoliu a ARANHA para caçar a MOSCA.
Não sei por quê ela engoliu uma MOSCA.
Talvez ela vá morrer.

Era uma vez uma velha senhora que engoliu um PÁSSARO.
Que absurdo engolir um PÁSSARO.
Ela engoliu o PÁSSARO para caçar a ARANHA.

Era uma vez uma velha senhora que engoliu um GATO.
Ora, veja só, ela engoliu um GATO!
Ela engoliu o GATO para caçar o PÁSSARO.

Era uma vez uma velha senhora que engoliu um CACHORRO.
Que porcaria, engolir um CACHORRO!
Ela engoliu o CACHRRO para caçar o GATO.

Havia uma velha senhora que engoliu uma VACA.
Não sei como ela pôde engolir uma VACA!
Engoliu a VACA para caçar o CACHORRO.
Engoliu o GATO para caçar o PÁSSARO.
Engoliu o PÁSSARO para caçar a ARANHA.
Que se enrolou e girou dentro dela.

Engoliu a ARANHA para caçar a MOSCA.
Não sei por quê ela engoliu uma MOSCA.
Talvez ela vá morrer.

Havia uma velha senhora que engoliu um CAVALO.
Ela morreu, é claro.

Read more...