SEJAM MUITO BEM VINDOS!

SEJAM MUITO BEM VINDOS!

26º encontro

domingo, 21 de junho de 2009

1º MOMENTO: Continuação das apresentações que faltaram: Pré, 1º Ano e Equipe Diretiva

2º MOMENTO: Leitura do texto: Linhas Norteadoras em Educação Infantil. Plenário e discussão. Escrever em uma folha: Qual a qualidade que você acha mais importante em um educador de Ed. Infantil?

3º MOMENTO: Vídeo: A importância da Intervenção Pedagógica, segundo Vygotsky.

4º MOMENTO: Leitura do Texto: Perfil do Profissional de Ed. Infantil. Debate coletivo

5º MOMENTO: Criar uma paródia, música, poesia, acróstico e/ou sobre o Perfil do Profissional de Ed. Infantil

ALGUMAS QUALIDADES ESCRITAS PELOS EDUCADORES:
- Paciência;
- Comprometimento;
- Afetividade;
- Responsabilidade;
- Dizer a mais importante é impossível, pois vejo que o educador precisa unir um conjunto de características para realizar um bom trabalho.
- Acho que não existe uma única qualidade, mas um conjunto que faz do educador um ser competente. Ele deve ser observador, criativo, apaixonado, disciplinador, amigo, atencioso, alegre, organizado e muito comprometido. SER HERÓI, em busca de renovação.
- Professor observador, com um olhar sensível, que respeite a singularidade do aluno, que estimule a superação, seja maleável e disponível as diversidades que se faz necessário. Tem que ter comprometimento com EDUCAR e educar para o BEM.
- Estar “ATENTO” aos meus alunos. Ver, ouvir, prestar atenção no que ele diz através da fala e dos gestos. E fazer o possível para auxiliar, amparar, contribuir para que ele seja em primeiro lugar FELIZZZZZ!!!!
- A observação deve ser um ponto muito forte no educador, pois, através disso, conseguirá tomar decisões mais próximas do acerto em certas circunstâncias.
- Comprometimento;
- Dedicação;
- O total comprometimento com o desenvolvimento da criança em todos os sentidos de forma saudável com respeito e amor.
- O Amor que é dado em aquilo tudo que se faz!
- Comprometimento;
- Atencioso;
- Observador;
- Dedicado;
- Paciente;
- Carinhoso;
- Brincalhão;

Read more...

Presentinhos para vocês!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tudo bem ser diferente!


Este livro é ótimo para trabalhar as diferenças, além de ser lindo e super colorido!
As crianças adoram!!!
Tudo bem ser diferente
Todd Parr
Editora Panda
Download AQUI

Orelha de Limão

Outro livro que fala das diferenças.
É uma linda história que nos ensina a conviver e respeitar as diferenças!
Orelha de limão
Katja Reider
Editora Brinque-Book
Download AQUI



Abre a roda tin dô lê lê



Este cd é ótimo!

Download
AQUI





Xuxa só para baixinhos 8


Baixe o cd AQUI



FONTE:
http://muitas-coisinhas-educacao.blogspot.com/

Read more...

Mordidas



Porque meu filho morde os amiguinhos na escola?
Esta pergunta sempre aparece, quando a mãe é chamada na escola para receber a triste notícia: Seu filho tem mordido os amigos da sala. Porque isto acontece? Geralmente são alguns fatores externos que levam a criança a morder. O primeiro que deve ser abordado é rever como os pais brincam com a criança. Existem pais que demonstram carinho com pequenas mordidas. Neste caso a criança nada mais faz do que reproduzir a forma de carinho que recebe. Ela morde para demonstrar que gosta da pessoa, pois seus pais demonstram o carinho dessa forma. O melhor a fazer é parar de morder a criança e trocar as “pequenas mordidas” por beijos e com certeza seu filho irá também parar de morder os amigos na escola. Outro ponto a observar é em qual situação a criança morde. Se for para expressar o que está sentindo, seja no momento de raiva ou de euforia, se for numa disputa por brinquedos, se ela morde também os adultos, etc. Isso acontece porque ainda não consegue expressar com palavras seus sentimentos e usa este ato para fazê-lo.A forma mais adequada é conversar com a criança cada vez que ela tentar ou conseguir morder o amigo, explicando que pode falar o que deseja ou simplesmente usar outra forma de expressão. Ensinar que não se deve morder, mordendo é muito errado. Se seu filho morder alguém, não peça para a outra criança fazer o mesmo com ele. Ele não entenderá esta forma de punição, aliás, nem eu entendo! Bater na boca, gritar ou colocá-lo de castigo por horas também não o farão entender o delito cometido. É importante que a criança perceba que com este ato ela machucou o amigo. Conversar com ela, orientar para que peça desculpas é importante. Existe outro ponto importante, conheci uma criança que se mordia. Certa vez a professora estava observando seus alunos no parque e viu que uma aluna ficava isolada do grupo, ao se aproximar percebeu que a menina estava se mordendo. Porque isto acontece? Às vezes a criança está somente experimentando uma sensação. Isso é normal. Outro motivo, é para chamar a atenção ou da professora ou dos pais. Pois ao verem a mordida no braço ela será acolhida, tocada, amparada e terá seu objetivo atendido. Neste caso a conversa também é o melhor caminho. A mordida, como outras formas de expressão entre 2 e 4 anos são normais e transitórias. Normalmente a criança vai substituindo este ato pela fala e percebe que com isso ela consegue muito mais. Mas não deixem que essa fase passe desapercebida, fiquem atentos pois com zelo e carinho tudo se resolve mais facilmente.
fonte: http://muitas-coisinhas-educacao.blogspot.com/

Read more...

AMIZADE!



A força da nossa amizade vence todas as diferenças...
Aliás... para quê diferenças se somos amigos?
Quando erramos...perdoamos e esquecemos
Se temos defeitos... não nos importamos...
Trocamos segredos...
e respeitamos as divergências...
Nas horas incertas,chegamos sempre no momento certo...
Amparamos...Defendemos...sem pedir...
Fazemos porque nos sentimos felizes em fazer...
Reverenciamos... adoramos... idolatramos... apreciamos... admiramos...
Mostramos ser amigos de verdade,
quando dizemos o que temos a dizer...
Aceitamos, sem querer mudanças...
Estamos sempre presentes,
não só nos momentos de alegria,
compartilhando prazeres,
mas principalmente nos momentos mais difíceis.

FONTE: freedomloveandlauhgs.blogs.sapo.pt/335.htm

Read more...

1º à 5 de Junho: Semana Mundial do Meio Ambiente

terça-feira, 2 de junho de 2009

Vamos preservar meio ambiente brincando?

A dica abaixo é um jogo da memória de tampinhas de garrafas PET. Nas imagens abaixo foi criado um jogo da memória das cores.





FONTE:http://www.cantinhoalternativo.blogspot.com/

Read more...