SEJAM MUITO BEM VINDOS!

SEJAM MUITO BEM VINDOS!

18º Encontro

quarta-feira, 20 de maio de 2009

PAUTA: A Avaliação da Instituição de Educação Infantil

ENCAMINHAMENTO:

• Assistir o filme: Creche do Papai. É um filme que retrata uma Instituição totalmente tradicional que perde os seus alunos para outra que foi montada por dois pais inexperientes, mas com muita vontade de trabalhar e com muito afeto pelas crianças. Com o tempo eles conseguem legalizar a escola e realizar um ótimo trabalho.
• Discutir o filme e os vários aspectos que envolvem uma Instituição comprometida com a educação. Questões para a discussão:
1. Faça com o seu grupo um comparativo entre as Instituições que aparecem no filme, citando seus aspectos positivos e negativos.
2. Você considera a sua Instituição a ideal? O que está faltando?
• Debate com o grande grupo sobre as questões levantadas.

OBSRVAÇÕES QUE OUVI E PERCEBI NO ENCAMINHAMENTO:


Durante as observações do grupo, percebi que ainda temos um grande caminho a percorrer, pois muitas das profissionais preocupam-se somente com o cuidar e transmitir conteúdos.
Vários aspectos foram analisados: a adaptação das crianças, dar atenção para as preferências dos alunos, saber brincar com eles buscando nossos objetivos como educadoras, organizar-se e planejar uma rotina adequada com a faixa etária dos alunos, trabalhar sempre com afetividade, oportunizar atividades integradas com a realidade das crianças.
Quanto a sua escola foi levantado vários aspectos e chegamos a conclusão que na maioria das vezes nada é realizado sem união de alguns colegas do grupo. Para uma Instituição ser a ideal são necessários fatores como: organização, comprometimento, responsabilidade, paciência, força de vontade, recursos físicos e pedagógicos, ambientes claros e confortáveis, e por fim equipe unida pelo mesmo ideal que é o CUIDAR E EDUCAR.

0 comentários: