SEJAM MUITO BEM VINDOS!

SEJAM MUITO BEM VINDOS!

29º encontro

domingo, 21 de junho de 2009

1º MOMENTO: Acolhida e apresentação pela Equipe Diretiva da EMEI HUGO GERDAU

2º MOMENTO: Roda de conversa – questionamentos, dúvidas, reflexão,...

3º MOMENTO: Visita pela Instituição

4º MOMENTO: Trabalho em grupo de 4 Educadores:Pontos Fortes e Aspectos a

serem Aperfeiçoados na Mesa Educadora.

5º MOMENTO: Espaço para reflexão da noite e entrega da Aula a Distância.


PONTOS FORTES

EVIDÊNCIAS

MESA EDUCADORA:

1. Planejamento, criativo, com coerência e pertinência dos temas, método socrático como encaminhamento para reflexão e se encaixa na nossa vivência.

2. Dinâmicas utilizadas, organização do espaço.

3. Debates e reflexões em grande grupo.

4. Oportunidade de encontro com colegas.

5. Troca de idéias para aprimorar o nosso trabalho.

6. Reflexão sobre temas do nosso cotidiano sob ótica de teórico muito pertinente.

7. Fontes de informação atuais e diversificadas.

8. Estímulo em busca de alternativas variadas no desenvolvimento do trabalho ampliando a visão como educador.

9. Resgate histórico do EU pessoa ao Eu educador.

10. Empréstimos de materiais.

11. A acolhida do grupo é eufórica a cada encontro e os vínculos de amizade que vem sendo estabelecido entre alguns membros.

12. Organização do espaço.

13. Importantíssimas aprendizagens.

14. Os conteúdos abordados fazem com que tenhamos um bom funcionamento no trabalho.

15. Visitas; vídeos; encontros dinâmicos; textos;

16. Acolhida da coordenadora carinho); dedicação e comprometimento da coordenadora; união do grupo; materiais e estrutura bem planejados.

17. Dedicação de nossa coordenadora.

18. Material didático.

19. Biblioteca.

20. Brinqueoteca.

1. Vejo o grupo interessado e satisfeito. Dinâmicas muito interessantes, vídeos e material didático distribuído a cada encontro.

2. O grupo participa com alegria de todas as dinâmicas e as falas são de realizá-las em sala de aula. A organização da coordenadora.

3. Falas e exposições espontâneas de grande parte dos envolvidos.

4. Troca de materiais didáticos.

5. Liberdade de expressão no grupo.

6. Leituras de textos, relatos e vídeos apresentados e discutidos.

7. Participação de eventos no município.

8. Disponibilidade de materiais existente no projeto “Mesa Educadora”.

9. Planejamento coerente com a proposta.

10. Recursos a mais para as instituições e de uma riqueza. EX. livros, fantasias, jogos, brinquedos,...

11. Trocas de vivências, beijos, abraços e sorrisos.

12. É amplo e aconchegante, está tudo ao nosso alcance.

13. O conhecimento dos assuntos, os textos, documentários,...

14. Tem variedades de textos, a troca de experiências, as discussões em grupo,...

15. A Mesa Educadora tem sido um momento de reflexão, conhecimento, abordagem e referencial teórico.

16. Percebemos que sempre houve um comprometimento por parte da Denise, nossa Educadora. Ela tem iniciativa, criatividade; é dedicada e está sempre preocupada em proporcionar momentos marcantes e agradáveis. Momentos inesquecíveis como as visitas as instituições: ACAPASS, FAE (palestrantes) e todas as outras programações que estão devidamente evidenciadas através dos registros escritos e fotografados.

17. Está sempre buscando informações e novidades. Muito dedicada.

18. Materiais atualizados e super interessantes.

19. Temos uma biblioteca bem específica e com ótimos títulos.

20. Temos um acervo de brinquedos muito bom.

INSTITUIÇÃO:

1. Espaço físico.

2. Favorecimento de um bom ambiente de trabalho.

3. Liberdade de trabalho.

4. Gestão democrática, sincera, atuante e enérgica.

5. Proposta Pedagógica – Sócio – Interacionismo.

6. Espaço físico

1. Espaços organizados e com muitos materiais disponíveis, algumas instituições são amplos, com ventiladores e pracinha.

2. Aspecto visual percebido em algumas instituições.

3. Atividades com coerência.

4. Nas relações entre direção e segmentos existe respeito e compreensão, em algumas instituições.

5. Permite aos Educadores deixar as crianças criarem, brincarem, interagirem sempre com supervisão.

6. Dentro do possível, todos procuram fazer o seu melhor – abertura à críticas...

ASPECTOS A SEREM MELHORADOS

EVIDÊNCIAS

MESA EDUCADORA:

1. Saídas para conhecer outras instituições.

2. Frequência e regularidade de alguns educadores.

3. Frequência dos Educadores diretivos.

4. Impressões dos educadores.

5. Visitações

6. Mais dedicação de nossos patrocinadores (Conselheiros).

1. Tivemos poucas até o momento.

2. Planilha de chamada.

3. As trocas de direção nas instituições.

4. Às vezes os educadores reivindicam coisas para si, mas esquecem de olhar para o lado e perceber que pessoas estão trabalhando em situações bem mais críticas e continuam desenvolvendo o seu trabalho.

5. Nos introduzir em espaços culturais como museus, universidades e afins.

6. Muitas vezes buscamos auxílio para participar de eventos e palestras e nos foi negado. Estamos em busca de um pediatra para palestras, mas não estamos encontrando apoio dos patrocinadores.

INSTITUIÇÃO:

1. Proposta e prática pedagógica.

2. Ambiente educativo.

3. Gestão democrática.

4. Condições de trabalho profissionais (EMEI e EMEF).

5. Falta de professores, orientador e supervisor (EMEF).

6. Pátio minúsculo e pracinha sucateada em algumas instituições.

7. Aspecto Físico.

8. Aspectos financeiros.

9. Maior aperfeiçoamento dos Educadores, recursos didáticos.

10. Condições de trabalho.

11. Gestão democrática x Comunidade.

1. Devemos repensar a proposta pedagógica e rever as práticas.

2. Salas e ambientes podem ser melhor “ornamentadas” pelas crianças.

3. Ainda não temos essa realidade. Porém não sei se é a melhor opção.

4. Horários em que professoras e atendentes ficam sozinhos, falta de materiais diversos.

5. Falta de profissionais nas escolas de ensino fundamental.

6. Pracinha com vários brinquedos estragados atirados em um canto do pátio e algumas instituições o pátio é pequeno para atividades.

7. A demanda da inclusão.

8. Poucos recursos.

9. Falta de material.

10. Como a Instituição é comunitária, precisaria mais fundos (doações, auxílios) para conseguir contratar mais profissionais para trabalharem na EEI.

11. Às vezes, os pais pensam só em si e não pensam em ajudar a EEI, no que tange no financeiro e quando solicitados ainda se sentem ofendidos e chegam até a se desligar da EEI.

A Equipe Diretiva da EMEI Hugo Gerdau nos fez um relato e após visitamos a Instituição. Dê o seu depoimento:

- Foi muito bom entrar nas salas de aula, pois, no meu caso, ainda não tinha visto o trabalho dos colegas, e achei muito legal de ver que eles também estão fazendo muitas coisas pelas nossas crianças.

- Gostei bastante de receber a visita dos colegas na EMEI em que trabalho. Acredito que a visita tenha sido bem válida pois os Educadores puderam conhecer uma “EMEI” bem de perto em suas especificidades e necessidades. A confraternização foi bem agradável.

- Trabalho na instituição. Então sou “suspeita” a relatar. Acho nosso espaço e ambiente bem organizado, à medida do possível, pois conheço a realidade. Pois nem tudo depende de nós, como por exemplo, materiais. Nos quatro anos que trabalho na instituição percebi um descaso do município/administração referente à educação infantil em todos os aspectos. Sinto falta de uma equipe de profissionais que sejam realmente capacitados e que tenham experiência com a educação infantil, principalmente da equipe diretiva, pois são elas que direcionam, orientam e supervisionam nosso trabalho diário. Também sinto falta quanto às formações continuadas, acho que temos pouca abertura de espaço e tempo e nos horários que temos acredito/vejo que não são bem aproveitados. Talvez precisamos de mais cobranças, além de condições melhores, pois às vezes vejo falta de interesse também.

- Visitar uma instituição é sempre bom. Pois assim, podemos ter uma visão sobre o funcionamento da EMEI e ter uma noção de como é o dia-a-dia. Com estas visitas, também podemos analisar e obter novas idéias para a nossa prática escolar.

- O ambiente é limpo, organizado, existe recursos materiais adequados. Senti os Educadores inibidos. Falta emoção no relato da equipe e dos educadores. Gostaria de sentir a emoção do dia-a-dia.

- EMEI com o aspecto limpo e organizado. Os educadores apresentavam cansados e não relataram sua vivência do seu dia-a-dia.

- A instituição possui salas adequadas e recursos didáticos (adequados), limpo, organizado, falta emoção dos educadores quando relatam sua vivência dentro da instituição.

- A EMEI é muito bonita, organizada e ampla. Nossos colegas estão de parabéns pelo trabalho que realizam.

- Fiquei muito impressionado com o “tamanho” dessa Escola. Não me imagino trabalhando com um berçário tão grande. Os profissionais que lá trabalham são heróis, não somente pelo seu trabalho em particular, mas pelo trabalho de grupo, de escola. Percebi uma escola muito organizada, um ambiente acolhedor, um lugar onde a gente gosta de estar. Parabéns equipe EMEI Hugo Gerdau!

- Como Educador que trabalha na instituição achei muito gratificante poder ter meus colegas da Mesa Educadora inseridos em nossa realidade, principalmente quando constatei que algumas idéias e sistemáticas usadas por nós serão aproveitadas.

- É ótimo fazer parte desta equipe, e tentamos superar as dificuldades sempre; por nós, pela comunidade e, principalmente, por nossas crianças. Foi uma grande satisfação receber os colegas da mesa, em nossa escola. Foi com grande orgulho que mostrei cada espaço, principalmente a sala do maternal, na qual trabalho. Gratificante, posso dizer, ver nos olhos de todos um brilho diferente, ao imaginarem nossa rotina com os pequenos, e a decoração e arrumação de cada sala, esse sim, é o melhor elogio que podemos receber. Gostaria de poder viver mais momentos como este, visitando ou sendo visitado, é tudo de bom!!!!

- Foi muito interessante conhecer o trabalho de nossos colegas. Um lugar muito bonito, aprendemos e entendemos melhor como funciona uma EMEI. É um trabalho que com certeza faz a diferença junto à comunidade, pois onde ficam as crianças de pais que lutam pelo dia a dia e ter certeza que seus filhos estão muito bem acolhidos. É uma realidade diferente da ACAPASS.

- A visita as EMEI’s é muito importante, pois nelas está nosso foco de trabalho: A Criança. Já conhecia a EMEI Hugo Gerdau.

- Adorei a visita na EMI Hugo Gerdau, os atendentes foram muito prestativos, explicaram tudo mostrando o amor pela profissão. Todos demonstraram muito comprometimento. A direção também esteve junto mostrando todos os setores. Parabéns Denise pela iniciativa desse trabalho.

- Olha, foi muito bom! A diretora mostrou todas as salas e explicou como é o trabalho deles. É muito bom ver onde as crianças passam o tempo fora de casa com seus pais. Olha, eles são bem cuidados com todos os monitores da creche.
































































0 comentários: