SEJAM MUITO BEM VINDOS!

SEJAM MUITO BEM VINDOS!

33º encontro

domingo, 21 de junho de 2009

1º MOMENTO: Tema da palestra: Saúde na Escola: Drogadição e Saúde Sexual


Querido(a) Educador(a)! Diante de tudo isto que foi ouvido escreva em forma de texto em uma folha para entregar no próximo encontro, quais foram as aprendizagens significativas que ficaram? Valeu apena participar do Ciclo de debates: Violência e Inclusão social, por quê? Quais foram os pontos positivos e negativos? E algo mais que queira colocar.

1. O ciclo de debates: Violência e Inclusão surgiu como estes encontros que somos surpreendidos pela riqueza de idéias, cujas informações que se transformaram em conhecimento, foram valiosas.

Nós, profissionais da educação, temos a consciência que a escola é um lugar privilegiado, mas muitas vezes nos perdemos na sua real essência, pelo acúmulo de responsabilidades que nos deparamos sem conseguir limitar e que hoje nos sufoca por não encontrar a solução.

Este momento de discussão e reflexão quero levar para sempre em meu profissionalismo, pois compreendi que cada um tem que fazer o seu funcionamento. Logicamente, não serei insensível e deixar de ajudar que precisa, mas tentarei auxiliar até onde minhas mão conseguirem, caso contrário entregar a quem compete.

A linguagem foi clara e específica ao assunto proposto, nos dando embasamento, conhecimento, assimilação e acomodação em nossas idéias, consequentemente, compreender que as inovações estão batendo em nossa porta, mas junto com elas, não podemos abandonar a regras e limites que precisam andar juntos; “...devemos aceitar as inovações, mas com regras...” (Profª Zaíra Arrete).

A Professora Anela Maria de Freitas, falou com tanta segurança, simplicidade e ao mesmo tempo de uma magnitude, sobre a neuroplasticidade, transmitido curiosidade e aprendizagem sobre alguns fatores que o funcionamento do nosso cérebro, esse órgão ainda misterioso, é capaz.

Fatores positivos do ciclo de palestras:

  • Profissionais competentes e comprometidos com o grupo que estava lá para prestigiá-los;
  • Convite feito pela coordenadora da Mesa Educadora para participar destes encontros;

Aspectos a serem melhorados:

  • Participação de mais profissionais nestes encontros;

Sugestões:

  • Mais ciclo de palestras deste nível, também em horário em que todos os profissionais (interessados) possam participar; pois, muitos são acadêmicos.

Com enorme prazer confirmo a minha satisfação de ter participado destes encontros, como estes, gostaria de vivenciar novamente.

2. Sociologia da Diferença e Inclusão Social – Esta palestra foi muito importante para o meu crescimento profissional, pois tratou de uma maneira simples todas as transformações sociais contemporâneas. A maneira de como foi abordado o assunto deixou muitos pontos positivos, também ouve um esclarecimento sobre o assunto e uma maneira de entender e lidar com a inclusão social.

Violência e Inclusão Social – Esta palestra deu um norte para nós professores. Pois, a palestrante usou uma linguagem simples, ou seja, da nossa realidade, falou aquilo que nós precisávamos ouvir para continuarmos lutando por uma melhor educação. Uma palestra assim, precisamos para os pais dos nossos alunos.

3. A primeira palestra foi boa, mas o palestrante falou muito a parte teórica, a parte técnica e foi um pouco cansativo, mas o palestrante estava bem seguro de suas respostas.

A segunda palestra foi maravilhosa , a palestrante falou sobre o nosso dia a dia na escola, senti que era uma pessoa segura, prática e sabia o que estava falando. Adorei a praticidade em responder as perguntas. Nesta palestra ficou bem claro sobre a questão da inclusão. A palestrante é maravilhosa e poderia realizar mais palestras em nosso município.

4. As aprendizagens significativas do ciclo de debates foram muitas, foi inclusive muito gratificantes ver doutores falando sobre atitudes e pensamentos que já adotamos, mostrando que estamos no caminho certo nesta importante tarefa de educar nossas crianças e jovens.

O que mais me marcou nestes três dias foram as palestras da Prof. Zaíra Arretche (Violência e Inclusão Social) quando ela falou que devemos ser sinceros com nossos alunos, e da Prof. Ângela Freitas (Plasticidade Cerebral, Transtornos e Síndromes) Quando ela comprovou com dados científicos que carinho é sim muito importante para o desenvolvimento de nossas crianças e que alguns comportamentos em sala de aula são o resultado de uma infância violenta.

Quanto a pontos positivos e negativos, no que se refere ao evento tudo foi muito positivo e só temos à parabenizar os organizadores e incentivadores deste Ciclo de Debates. De negativo vejo apenas a ausência de muitos profissionais da área, pois eles perderam uma ótima oportunidade para aquisição e troca de conhecimentos.



0 comentários: