Fotos do 7º encontro
domingo, 5 de abril de 2009
Após a leitura e reflexão feita com o grupo, para que possamos implementar de fato o “aprender a aprender” precisamos aprender a “desaprender” nosso modelo de ensinar. É possível fazermos? De que forma?
- Sim, é possível. Acredito que existam várias formas, e uma delas seria avaliarmos cada dia do nosso trabalho, para lembrar-mos os momentos que estávamos educando e analisarmos o que foi dito e ensinando ao aluno, podendo perceber o que foi bom, e aperfeiçoar isso, e o que foi ruim devemos corrigir numa próxima aula. Assim estamos desaprendendo as coisas ruins e aprendendo as boas.
- Não conseguimos concluir as reflexões, o tema desencadeou um debate bastante interessante. A opinião dos educadores é fundamental para o levantamento das inúmeras “saídas” que precisamos utilizar no dia-a-dia com os alunos, é nesta troca de ideias que iremos construir nosso aprendizado. É possível mudar, e a maneira que deve ser mudada a atitude está o real “aprender a aprender” de cada um.
- Acredito que depois deste contexto todo mostrado, está mais do que na hora dos educadores, e principalmente os pais dos alunos, reivindicarem condições melhores para educação. É preciso um núcleo forte entre educadores, pais e alunos, todos no mesmo sentido, buscando um bem comum.
- Como atendente de Educação Infantil o aluno acredito que consiga ensinar às crianças da nossa EMEI o que considero mais importante na educação de uma pessoa: a educação emocional (inteligência emocional). Na educação formal, ainda hoje engessada, o ensino deve ser moldado de acordo com cada turma e em especial, com cada aluno. O grande problema está é nos métodos de avaliação do aluno, que como discutimos, não reconhece o ano como aprendizagem.
- Sim, é possível. Se nos policiarmos para não fazer as coisas como de costume, experimentando novas formas de agir e, talvez, até errando algumas vezes com boa vontade conseguimos aprender a ensinar de outro jeito, diferente daquele com que fomos ensinados. (Comentário de alguns Educadores da Mesa)
FOTOS DO ENCONTRO (clique para maximizar)
0 comentários:
Postar um comentário