SEJAM MUITO BEM VINDOS!

SEJAM MUITO BEM VINDOS!

Fotos do 7º encontro

domingo, 5 de abril de 2009


Após a leitura e reflexão feita com o grupo, para que possamos implementar de fato o “aprender a aprender” precisamos aprender a “desaprender” nosso modelo de ensinar. É possível fazermos? De que forma?



- Sim, é possível. Acredito que existam várias formas, e uma delas seria avaliarmos cada dia do nosso trabalho, para lembrar-mos os momentos que estávamos educando e analisarmos o que foi dito e ensinando ao aluno, podendo perceber o que foi bom, e aperfeiçoar isso, e o que foi ruim devemos corrigir numa próxima aula. Assim estamos desaprendendo as coisas ruins e aprendendo as boas.

- Não conseguimos concluir as reflexões, o tema desencadeou um debate bastante interessante. A opinião dos educadores é fundamental para o levantamento das inúmeras “saídas” que precisamos utilizar no dia-a-dia com os alunos, é nesta troca de ideias que iremos construir nosso aprendizado. É possível mudar, e a maneira que deve ser mudada a atitude está o real “aprender a aprender” de cada um.

- Acredito que depois deste contexto todo mostrado, está mais do que na hora dos educadores, e principalmente os pais dos alunos, reivindicarem condições melhores para educação. É preciso um núcleo forte entre educadores, pais e alunos, todos no mesmo sentido, buscando um bem comum.

- Como atendente de Educação Infantil o aluno acredito que consiga ensinar às crianças da nossa EMEI o que considero mais importante na educação de uma pessoa: a educação emocional (inteligência emocional). Na educação formal, ainda hoje engessada, o ensino deve ser moldado de acordo com cada turma e em especial, com cada aluno. O grande problema está é nos métodos de avaliação do aluno, que como discutimos, não reconhece o ano como aprendizagem.

- Sim, é possível. Se nos policiarmos para não fazer as coisas como de costume, experimentando novas formas de agir e, talvez, até errando algumas vezes com boa vontade conseguimos aprender a ensinar de outro jeito, diferente daquele com que fomos ensinados. (Comentário de alguns Educadores da Mesa)



FOTOS DO ENCONTRO (clique para maximizar)


Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Free Image Hosting at www.ImageShack.usFree Image Hosting at www.ImageShack.us

0 comentários: