Fotos do 8º encontro
domingo, 5 de abril de 2009
Após a Leitura e discussão do Texto: “As desaprendizagens do professor” e o documentário: “Pro Dia Nascer Feliz”, flagramos o dia-a-dia em seus hábitos, crenças e reaprendizagens onde adentra a subjetividade de alunos(as) e professores(as). No filme a câmera flagra salas de aula, corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos “difíceis”) e momentos de relativa intimidade pessoal. Diante de tudo, quais as aprendizagens significativas que ficaram:
- Essa atividade foi muito importante, pois mostrou a realidade de muitas escolas e do dia-a-dia do aluno. É muito interessante a forma como se está sendo aplicado os encontros, pois estamos trabalhando a nossa realidade. Muitas vezes os cursos trabalham uma outra realidade onde tudo é perfeito e saímos desses cursos mais inseguros. Na “Mesa Educadora” saímos mais aliviados, parece que descarregamos toda a nossa energia negativa e saímos pronto para outra (com segurança e fé de que podemos melhorar cada vez mais a educação de hoje).
- Que nós professores devemos a cada dia nos fazermos uma autoavaliação e nós nos desvestirmos para poder nos reaprender novamente, conforme a realidade e o meio onde se encontram os alunos, e aceitar outras maneiras para desenvolver a aprendizagem. Sempre precisamos rever os nossos conceitos, pois a aprendizagem se dá através do meio em que se encontra o indivíduo. Temos também a grande concorrência da mídia, onde muitas vezes ela domina e mexe com os valores humanos, deixando as pessoas muitas vezes sem o seu ponto de referência.
- Muitas vezes precisamos desvestir novos conceitos para reestrurar novas ideias e assim a aprendizagem. O meio em que o grupo convive, é o meio em que ocorre a aprendizagem e o educador está concorrendo com a rapidez da mídia e isso mexe com os valores humanos, diminuindo com o essencial (respeito, organização,...) e aumentando o que é errado (brigas, esperteza para o negativo,...). Precisamos rever nossos conceitos!
- Acredito que o professor tem que valorizar mais seus alunos. As crianças e os adolescentes não se interessam pela escola, pelos ensinamentos transmitidos; pois o professor não se interessa pelo aluno. Se um educando tiver problemas/dificuldades, é dever de o professor ajudar, dar uma atenção especial e incentivar a ele. Todos estão tentando melhorar em relação a isso, com instrumentos muito interessantes como o documentário e o texto. (Comentários dos Educadores da Mesa)
FOTOS DO ENCONTRO (clique para maximizar)
0 comentários:
Postar um comentário